domingo, 16 de janeiro de 2011

Catástrofe na região Sudeste.

A catástrofe ocorrida em Santa Catarina ano passado (2010) deixou muitas marcas de tristeza. Dessa vez a região sudeste do Brasil está vivendo uma situação muito parecida. Uma chuva não prevista para essa época do ano,  chegou trazendo uma tragédia para ficar na história de 2011. 

Já foram registrados até o momento mais de 600 mortes na cidade do Rio de Janeiro, mas não podemos calcular  quantos mais poderão aparecer por baixo de tanta destruição, uma situação hedionda!

 Muitas pessoas perderam todos os seus bens em um 'piscar de olhos', mas não foram apenas casas, carros e  outros bens materiais. Perderam familiares, amigos, vizinhos, VIDAS, bens irreparáveis!

Mais uma vez o Brasil está de luto! O motivo? Ainda não se sabe ao certo! Alguns geógrafos tentam explicar de um jeito, enquanto os políticos prometem prevenir para que outras tragédias como essas não ocorram mais. Mas a verdade é que são nesses momentos que as pessoas param para refletir sobre o quanto a natureza pode, em algum momento, devolver todo mal que fazemos a ela.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Conversa de criança

Ia passando por um pet shop pertinho de casa com o meu filho de quatro anos e quando olhei para o vidro tinha uma plotagem escrita "todo filho deveria ter duas coisas - um bichinho de estimação e uma mãe para deixá-lo ter um.”
Logo lembrei de que, faziam exatamente dois anos ou aproximadamente isso que Ítalo, meu filho mais velho, 4 anos quase 5, chegou da escola com uma ideia, ganhar um bichinho de estimação.
Assim que o peguei na escola ele falou:
 - Mãe eu quero ganhar um bichinho de estimação! Imaginem qual não foi a minha surpresa!
- Bicho de estimação?! De onde você tirou essa ideia?
Ele retrucou:
-Pode ser um cachorrinho, é tão fofinho!!! Ou um gato então, pequenininho e peludo!!! É que crianças gostam dessas coisas e precisamos cuidar da natureza, todos meus colegas têm um bichinho de estimação.
O argumento dele até que era bom, mas logo respondi que de cachorro o pai dele não gosta, além da sujeira para limpar toda hora.
O gato solta pêlos e quem não gosta dos pêlos por toda parte é a mamãe!
 -E agora? disse ele! 
Fico pensando... O que poderia ser meu bichinho de estimação? passarinho nem pensar, ele nasceu para voar, peixe no aquário não tem graça, eu nem posso levar a qualquer lugar! Hummm... vou pensar, preciso de uma ideia!
Eu gosto tanto de bichinhos! Poderia ser... ou talvez...
Tem que ser pequeno e que não faça sujeira na casa, que eu leve a qualquer lugar e ele não incomode, fácil de cuidar, pois ainda sou muito criança.
Já em casa, ele grita: Já sei!!!
- Mãe, pode ser um hamester? Perguntou sorrindo.
- Vou pensar! (levei mais de um ano pensando) e quando meu filho completou 6 anos, um dos seus presentes de aniversário foi um hamester chinês, desses que não cresce e parece mais um rato calunga! Imaginem a alegria dele ao receber esse tão sonhado bicho de estimação? Colocou logo o nome de bolotinha, pois o animalzinho parecia mesmo uma bola de pêlos.
Não sei o que pesou mais na minha decisão, se o belo argumento dele ou a frase lida na vidraça do pet shop!




 Joice Vieira- Conversa de criança.