sexta-feira, 19 de abril de 2013

Processo Seletivo


Vira e mexe ouvimos falar sobre processos seletivos: vestibular, concurso, emprego... Tenho alguma experiência nessas áreas, mas ontem passei por uma seleção diferente. Vivi o ápice de todas as entrevistas que já tinha passado.


Li em um determinado jornal local que surgiriam vagas para um projeto de jornalismo "Jornalismo de Futuro" e, como acredito que seja todo estudante da área, fiquei com meus olhos brilhando e pensei se seria esta minha oportunidade? No entanto, não fiz minha inscrição de imediato e quando já estava até esquecendo, no último dia para enviar o texto pela internet,  um lembrete na tela do computador me fez voltar a sonhar. (Risos). Comecei a elaborar o texto e pelo sim ou pelo não acabei enviando.


Uma semana depois, quase não acreditei quando recebi um e-mail pedindo que comparecesse a uma palestra na Rede de televisão. Ansiosa, pesquisei muitas coisas sobre a empresa e a palestrante. Durante a noite quase não dormi, pensava que roupa vestir, como chegar ao local, que horas deveria sair de casa... Uma verdadeira 'neura'.

No dia seguinte, antes do horário marcado estava eu lá, arrumada e cheia de expectativas. Tudo ocorria muito bem até que ao terminar a palestra o editor executivo do jornal pede que os concorrentes façam um texto reportagem sobre o evento e envie até ás 23:59 daquele mesmo dia para determinado endereço de e- mail. Começa aqui mais um capítulo.

Ao sair da empresa muitas tarefas estavam a minha espera: levar as crianças para escola, ir para o estágio na assessoria, faculdade, texto reportagem, dead line, casa para arrumar e etc. etc. Calma, era tudo que eu estava precisando. Parei  e entre uma forte respirada e outra ia vencendo meus desafios. 

O tempo não ajudaria tanto a cumprir com o tal dead line, teria que abrir mão de alguma das atividades do dia e, após correr tanto, e, já muito cansada e sem ânimo, resolvi então faltar aula e ir para casa na tentativa de fazer a tal reportagem. Primeira versão finalizada: não estava bom! Refiz! Não gostei novamente! ‘Reefiz’... 23h34, com muito sono, tensa e desanimada, resolvi enviar o texto do jeito que estava às 23h55.

Uma semana depois e... imagine qual não foi a minha surpresa quando o celular tocou e alguém do outro lado da linha disse que eu, isso, euzinhaaa, tinha sido selecionada para a entrevista final?! Tive vontade de gritar, pular, chorar, mas não podia! Estava no trabalho. Esse tipo de coisa mexe com minhas emoções e faz a adrenalina subir muito.Entro agora no capítulo três, a entrevista!

No dia da entrevista, meu Deus, nem fui trabalhar. Levei as crianças para escola e fui escovar os cabelos, separei a roupa para estar bem apresentável e 50, isso mesmo, 50 minutos antes do horário já estava no local: nervosa, ansiosa, radiante e 'nervosa'.

Apresentei-me na recepção e uma moça pediu que aguardasse, poucos minutos depois mandou que eu subisse. Subir? Por onde? Não encontrei a sala, que mico! (Risos) Perguntei a um rapaz que ia passando pelo corredor da empresa: 

- Moço, onde fica o RH ? e ele gentilmente, como as pessoas parceiam ser naquele local, me levou até lá. E Mais uma vez, outra vez, estou eu aguardando para uma entrevista.

Alguns minutos se passaram, saiu da sala uma moça 'bonita' que já tinha conhecido no dia da palestra e me chama pelo nome, pede que aguarde só mais um instante e:

- Joice?

- sim! (O coração estava quase saindo pela boca)

-Pode vir!

Levantei e entrei na sala pensando que só ela estaria lá, quando me deparei com uma 'banca examinadora', sabe a banca de jurados do programa ídolos?! (Risos) Pois é... O coração dessa vez parecia já estar bem longe! Mas tentei me conter. Sentei, fui apresentada à todos e começou o interrogatório:

 - O que te motivou estar aqui?, perguntava um.

- Você tem redes sociais? interrogava outro.

- Em que semestre você está?

- Qual o último livro que você levou?

Muitas vezes me perdi nas respostas e tentando me manter tranquila ia respondendo conforme me questionavam. Acabando a entrevista, agradeci a todos e sai da sala com a mesma sensação de quem acabou de ser avaliada pela bancada do programa "Ídolos".

Quer saber? Foi tenso, mas a satisfação de chegar a terceira etapa de um  processo seletivo  em uma empresa de alto nível, é indescritível. Independente do resultado final, tenho mais uma experiência para minha coleção!

A saber: O resultado foi positivo e rendeu meses de vasta experiência no maior jornal do norte nordeste. A maior experiência profissional da minha vida!