segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Palestra com Caco Barcellos


A palestra de Caco Barcellos no Fiesta Hotel, Itaigara, na capital baiana lotou a platéia com muitos estudantes de jornalismo ansiosos para ouvir um dos maiores profissionais da rede globo, mas haviam também pessoas de outras áreas que acompanham o trabalho dele e aproveitaram a oportunidade.Se não fosse o atraso de 30 minutos a palestra teria sido perfeita. Com mais de 20 anos de carreira  Caco Barcellos iniciou a palestra falando da vida simples e esforçada que seu pai teve para educar ele e sua irmã mais velha. Foram vários os ensinamentos deixados pelo pai, desde pintura e marcenaria,  que o ajuda até hoje na profissão de jornalista, até o mais importante dos ensinamentos deixados, a dignidade, característica essencial na vida de todo ser humano. Os olhos estavam atentos a tudo  e muitas câmeras tentavam registrar o que ele falava.
A linha de trabalho dele segue uma visão humana que luta para mostrar as injustiças cometidas pela classe alta aos pobres da periferia. Um dos exemplos citados foi a morte de cerca de 1350 pessoas dentre elas muitos adolescentes e crianças inocentes, nos jogos Pan americanos do Rio de Janeiro em 2007, caso até hoje desconhecido pela população brasileira.
 Ele falou também sobre seus livros dentre eles, Rota 66, um dos mais conhecidos e que ocupou status de Bestseller da editora globo.
Uma pessoa humilde, nascido em Porto Alegre Caco Barcellos mostrou aos que almejam seguir esta carreira que antes de tudo temos que ter ética e garra para lutar pelas questões humanas, muitas vezes excluídas pela sociedade.
A palestra foi finalizada com respostas a algumas perguntas dos espectadores e logo em seguida o registro do momento com fotos e autógrafos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom eu gostei muito da sua abordagem da materia sobre a carreira de Caco Barcellos, pois e isso mesmo temos que dar valor a um profissional como ele que luta pelo os ideais daqueles que sao fracos e oprimidos pela a menoria que e rica, mas creio que se lavantara pessoas integras como ele para combater essa situaçao tao lamentavel no nosso Brasil.
Marcos Paulo

Anônimo disse...

otima materia Caco é mesmo um profissional muito humilde e certamente não faria um comentario tão singelo por um atrazo de 30 minutos que certamente não alterou em nada sua palestra Perfeito so Deus. que pena que o ser humano se julgue tão perfeito.boa sorte ma sua carreira tomara que não enverede para o lado das criticas