sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A Mulher do Século XXI


Mulher maravilha, este é o título dado a  figura feminina do século XXI, a mulher que tem que ocupar o papel de mãe, esposa, dona de casa, profissional ou estudante, cuidar das crianças e ainda ter tempo para 'ser mulher'. 

Segundo princípio bíblico, a mulher foi criada para ser ajudadora do homem, zeladora do lar e educadora dos filhos, ocupando um lugar de "fragilidade",enquanto tudo mais caberia ao homem, mas cansada de ser subordinada, ela infringe esta regra e se rebela. 
 A primeira atitude se refere a um período extenso de atividade feminista ocorrido durante o século XIX e início do século XX no Reino Unido e nos Estados Unidos, que tinha o foco originalmente na promoção da igualdade nos direitos contratuais e de propriedade para homens e mulheres, e na oposição de casamentos arranjados e da propriedade de mulheres casadas (e seus filhos) por seus maridos. No entanto, no fim do século XIX, o ativismo passou a se focar principalmente na conquista de poder político, especialmente o direito ao sufrágio  por parte das mulheres. Ainda assim, feministas como Voltairine de Cleire e Margaret Sanger já faziam campanhas pelos direitos sexuais,reprodutivos e econômicos das mulheres nesta época.

Hoje em pleno século XXI digamos que houve uma fusão da mulher bíblica com a mulher revolucionária que compete com o homem por direitos de igualdade. Tendo portanto a mulher que assumir vários papéis. Mas como isto tem refletido  em nossa sociedade?  Se as pessoas mudam ou alteram seus papéis a sociedade terá como reflexo, mudanças.

Cada vez mais estamos vendo as pessoas mais solitárias, filhos mais rebeldes, famílias menores, mulheres sem desejo de ser mãe e tc.

A mesma mulher que hoje pode ocupar profissões antes confiadas somente a homens, inclusive a presidência da República, é a mulher que tem que se virar para educar os filhos, administrar a casa, ter tempo para o esposo, companheiro, dentre outras coisas.

As mulheres alcançaram muitas conquistas, mas estão sobrecarregadas e atualmente são elas quem  buscam no homem um ajudador. Elas procuram parceiros que possam dividir igualmente as atividades da casa e educação dos filhos. Por outro lado, as mulheres se dão bem profissionalmente e ajudam nas despesas da família. Seria isto uma inversão do princípio da criação ou um "equilíbrio no relacionamento"?




Nenhum comentário: