segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O Impacto da Tecnologia no Mundo Globalizado

A tecnologia faz parte do desenvolvimento histórico-social e cultural de muitos, se não de todos os países.
Ao falarmos em avanço tecnológico, fazemos relação aos modelos modernos de celulares, Ipad's, notebooks, computadores, televisão LED, dentre outros avanços que vêm surgindo e tomando conta dos mercados, sejam eles em países de primeiro ou terceiro mundo. Mas o que precisamos lembrar é que a tecnologia sempre existiu, desde a pré-história, ou melhor, ela nasceu juntamente com o homem.
Quando o homem, para facilitar sua vida e a da sua comunidade, inventou a roda, ali já estava a tecnologia em avanço. A invenção  da lâmpada , a descoberta do fogo, enfim tudo que passo a passo foi modernizando, ajudando o homem a se interligar com o outro e de modo cada vez mais cômodo.
O impacto que a tecnologia vem ano após ano causando no mundo nada mais é que novas formas de aproximar, interligar e até mesmo unificar os povos, não importando idioma,etnia, classe ou faixa etária.
Grande é o valor dos avanços tecnológicos nas sociedades, mesmo sendo avanços muitas vezes "desnecessários", ou seja, os quais poderíamos viver, e muito bem, sem eles.
Triste é saber que com tantos avanços tecnológicos, mundo cada vez mais globalizado e nestas mesmas sociedades ainda existir tanta exclusão.
Ao mesmo tempo que o homem cria, transforma, inventa novas formas de aproximar nações, ele mesmo constrói modelos para sua solidão, pois se algum modo ele tem acesso a uma pessoa que está do outro lado do mundo através de uma tela de computador ou aparelho de telefone celular (máquinas), neste mesmo e quase todo tempo da sua vida ele tem se distanciado das pessoas, até mesmo da sua família.
Inventa-se a EAD (Educação a Distância) para facilitar ou economizar o tempo cada vez mais corrido e perde-se o clima amigável e envolvente do dia a dia em sala de aula. Cria-se a internet e perde-se o contato com os amigos em rodinhas nas ruas, praças, etc.
A tecnologia é e sempre será importante para o avanço mundial, globalização ou qualquer outro nome moderno que se queira dar.No entanto, valor nenhum ela tem ou terá se o homem não for educado para utilizá-la corretamente, não deixando que a máquina o substitua.

2 comentários:

Cláudio Alexandre disse...

Concordo contigo, Joyce.
As novas tecnologias, sob meu ponto de vista, tem enorme potencial para o bem, o problema é mau uso que a maioria das pessoas insiste em dar a elas.
Sucesso com suas postagens e em sua vida de futura jornalista.

silvioafonso disse...

.


Eu tenho sido mais feliz nas
objetividades criadas pela mí-
dia.
Não fosse a internet e eu es-
taria, agora, em uma redação
de jornal sem tempo para co-
mer, sair com os amigos, na-
morar a mulher que eu esco-
lhi para dividir a cama e
receber no fim de cada mês
o salário que eu sempre a-
chei que merecia. Talvez
não tivesse economizado com
a hospedagem em outras pra-
ças e capitais, assim como
no exterior aonde fiz amigos
interagindo pelo Blog e os
e-mails, e tudo graças ao
avanço tecnológico de nossa
época.
Enfim, como eu não gosto de
falar de exceção quando o
assunto trata de regra geral,
fica o dito pelo não falado.

Adorei a página. Vou segui-
la.

silvioafonso







.