quarta-feira, 16 de abril de 2014

Arena Fonte Nova veste Rosa

A Arena Itaipava Fonte Nova já foi de todas as cores: azul, vermelho, branco, preto, vermelho... mas desde ontem e até o dia 11 deste mês, ela estará iluminada de rosa. A homenagem é em apoio ao lançamento da campanha “A Bahia no outubro rosa, fortalecendo laços para o controle do câncer de mama”. O objetivo da decoração é de alertar a sociedade e principalmente as mulheres sobre a prevenção e importância do diagnóstico precoce e o tratamento da doença.

A ação é promovida pelo Governo do Estado da Bahia através das secretarias de Saúde do Estado, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, de Políticas para as Mulheres, Pacto pela Vida e Voluntárias Sociais da Bahia e em parceria com Ministério Público Estadual e Grupo Delfin Imagens e Philipes.

A abertura do evento foi feita pela cantora de axé e madrinha da campanha Ana Mametto que iniciou parafraseando Pixinguinha em homenagem as mulheres. “Tu és divina e graciosa, estátua majestosa, no amor, por Deus esculturada”, cantou Mametto e finalizou dizendo “somos todas rosa, somos mulheres”.

Para Fátima Mendonça, a primeira dama da Bahia, o evento que já acontece pela quarta vez em Salvador tem como preocupação maior alertar as mulheres da importância de fazer o exame. “Muitas mulheres nunca fizeram o exame e é muito importante que façam para que comece o tratamento o quanto antes, se for o caso”, disse.

Marcos Lessa, diretor da Arena Fonte Nova, ação é muito linda e já há algum tempo o estádio deixou de ser um ambiente masculino. “As mulheres tem cada vez mais marcado presença significativa nos estádios e hoje em especial fazendo parte dessa campanha de grande importância para nossa sociedade”.

O secretário de Saúde, Jorge Sola, garantiu que temos armas para combater o problema e que a Bahia tem recebido grande investimento para compra de equipamentos de radioterapia. “Temos avançado muito nesses últimos dois anos. Mais de 120 mil mulheres já fizeram exames nas unidades móveis. Estamos buscando ampliar o tratamento para outros locais do estado”, afirmou o secretário.

Fátima Mendonça citou Leila Diniz em seu discurso, “Não morreria por nada nesse mundo, pois gosto mesmo é de viver” e concluiu “quero o ano todo rosa e quero também que nenhuma mulher morra por causa do câncer de mama”.

Durante todo mês duas unidades móveis estarão em várias localidades de Salvador fazendo o rastreamento do câncer. Mulheres acima de 40 anos podem procurar o endereço no site da secretária de saúde do estado e comparecer ao local com documento de identificação, não precisa de requisição médica.

Nenhum comentário: