quarta-feira, 16 de abril de 2014

Jornal Correio* ganha premio Abecip pela primeira vez

O jornal Correio* foi anunciado, ontem, como finalista do 10º Prêmio da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) de Jornalismo. De acordo com a associação essa é a primeira vez que um veículo de comunicação do estado da Bahia está entre os finalistas do concurso nacional. 

A matéria finalista foi escrita pelo editor  Jorge Gauthier e publicada no caderno de imóveis, suplemento dominical do jornal Correio*, na ediçao foi abordado o tema sobre mercado imobiliário. A matéria concorreu no segmento impresso com trabalhos dos jornais Folha de S. Paulo, Jornal O Globo (RJ), Valor Econômico (SP), - Revista InfoMoney (SP), e Jornal do Commercio (PE).  

A premiação acontece em três categorias: financiamento imobiliário; fontes de recursos para o mercado imobiliário; e  Educação financeira e Responsabilidade social na construção civil. 

“A matéria finalista e a categoria que venceu só serão informadas no dia da cerimônia de premiação. A Abecip avalia a abordagem crítica, originalidade da pauta, apuração e as fontes usadas na matéria”, explica Fábio Eliseu, representante da Assembléia. 

Essa edição do prêmio, segundo Eliseu, teve um número recorde de inscrições. No total, foram 226 reportagens inscritas de 14 estados brasileiros. Foram 149 matérias impressas (revistas e jornais) e 77 eletrônicas (rádio, TV e Internet). 

A cerimônia que vai anunciar os vencedores acontecerá no dia 31 de outubro, no espaço Rosa Rosarum, em São Paulo. Além de troféu, a Abecip concederá premiação de 6,5 mil reais para os trabalhos que conquistarem 1º lugar e 4,5 mil reais para o segundo colocado.


Finalistas do 10º Prêmio Abecip de Jornalismo
 
Alice Cristiny Ferreira de Souza - Diariodepernambuco.com.br
Carolina Leite Franklin de Matos e equipe - Folha de S. Paulo
Circe Alfredo Bonatelli Neto - Agência Estado
Daniel Alves Vasques Pereira - Folha de S. Paulo
Diego Lazzaris Borges e equipe - Revista InfoMoney
Fabiani Vieira Assunção e equipe - TV Jornal do Commercio
Filipe Peixoto - Band TV Porto Alegre
Gabriela de Souza Valente - Jornal O Globo
Giane Heidrich Guerra - Rádio Gaúcha
Giovanni Sandes Cavalcanti Martins - Jornal do Commercio
Hugo Passarelli - Estadao.com.br
Jorge Gauthier Santos Souza - Jornal Correio
Mariana Segala - Revista Capital Aberto
Roseli Loturco - Valor Econômico
Vanessa Bugre e Paula Alkmim - Rádio UFMG Educativa
Zuila Furtuoso David e equipe - JPB - TV Cabo Branco


Jornal Correio* vence prêmio Abecip de Jornalismo pela primeira vez

O jornalista e editor do caderno Imóveis, Jorge Gauthier, foi vencedor  do 10º Prêmio Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). A premiação aconteceu no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, na noite de quinta-feira.

Segundo representante da Abecip, essa é a primeira vez que um veículo de comunicação do estado da Bahia está entre os finalistas do concurso nacional e a primeira vez que é premiado. 

Gauthier foi vencedor na categoria habitação de interesse social com a reportagem "Imóveis vão mudar após aprovação da PEC das domésticas", publicada no caderno de imóveis do jornal Correio*. A matéria concorreu no segmento impresso com trabalhos dos jornais Folha de S. Paulo, Jornal O Globo (RJ), Valor Econômico (SP), - Revista InfoMoney (SP), e Jornal do Commercio (PE).  

No total foram premiadas as 18 reportagens que mais se aprofundaram nas questões do financiamento imobiliário com avaliação na abordagem crítica, originalidade da pauta, apuração e fontes usadas na matéria.

De acordo com o  presidente da Abecip, Octavio de Lazari Junior, o prêmio serve como icentivo aos jornalistas da área imobiliária "O prêmio reconhece o valor e a importância do trabalho dos jornalistas que transmitem nas suas reportagens sobre o mercado imobiliário. Esse momento, de comemoração do 10º prêmio da Abecip, deixa claro que o crédito imobiliário está expansão. Hoje, financiamos em um mês o que era financiado em um ano no passado", afirmou. 

Para Jorge Gauthier, autor da reportagem premiada, o prêmio é um reconhecimento na preocupação que há em fazer um trabalho pensando no leitor."A conquista desse prêmio reflete a qualidade do trabalho que desenvolvemos no caderno Imóveis todos os domingos. O reconhecimento na categoria de interesse social da habitação reforça o compromisso que temos de fazer matérias com conteúdo e informação útil ao nosso público". 

Jorge Gauthier já foi vencedor do prêmio Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com uma série de reportagens sobre Irmã Dulce junto com os jornalistas Alexandre Lyrio e Victor Uchôa, também do jornal Correio* e do prêmio Embratel com reportagem "Estatuto do Crime".

Ano passado, o Correio Imóveis conquistou o prêmio HSBC de Jornalismo e este ano ganhou como Fornecedor do Ano na 19ª edição do Prêmio da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA).
 
(MATÉRIA SEM EDIÇÃO)

Nenhum comentário: