quarta-feira, 16 de abril de 2014

Matéria Lajedinho

Prejuízos de Lajedinho chega a 28 milhões de reais. Após tragédia ocasionada pela enxurrada no último domingo, o município precisa ser quase todo reconstruído. 

De acordo com o prefeito, Antônio Mário Lima, um levantamento público que foi finalizado ontem calculou que na área de saúde o prejuízo é de mais de 1 milhão de reais, na educação 7 milhões de reais. Bens públicos – prédios, estruturas públicas 3 milhões de reais, reconstrução de 202 casas com 6 milhões de reais, reforma de 41 casas, podendo algumas dessas serem reconstruídas por estarem em área de risco custando 615 mil reais. Bens de uso comum – padaria, mercado, lavanderia 668 mil reais, infraestrutura 7 milhões de reais, água e esgoto 370 mil reais, limpeza urbana 325 mil reais. Além dos estragos públicos foram calculados também 894 mil reais em danos privados.

Ainda segundo o prefeito, o município que tinha 500 casas vai ter 50% só de residências reconstruídas ou reformadas. “Ainda há muita sujeira nas ruas, temos muito trabalho para fazer, mas aos poucos consertamos o que tem jeito”, falou em tom de lamento.

Ontem na cidade foi enterrada a última vítima da tragédia que deixou 16 mortos. A estudante Carolina Lima de Oliveira, 11 anos estava desaparecida desde domingo e só foi encontrada na terça-feira à tarde pela equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e do Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com o prefeito as equipes tem trabalhado dia e noite para reorganizar a cidade. Ontem foram liberadas duas estradas que ligam Lajedinho ao povoado de Arrecife, há 22 km e a cidade de Vagner que fica a 34 km, além disso foram ligados os pontos de energia nas 35 barracas com capacidade para 10 pessoas cada, doadas pelo exército. Hoje serão instalados os pontos de água e a previsão é de que até sexta-feira as famílias estejam alojadas nessas barracas.

A Codesal a pedido da Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec-BA), suspendeu o recebimento de doações de donativos para a cidade, devido à falta de local para armazenar as provimentos. “Recebemos muitas doações e não temos mais onde guardar até em municípios vizinhos tem mantimentos que foram enviados”, afirmou o prefeito que agradece por mantimentos enviados de toda Bahia.

A Rede Bahia aderiu à campanha de mobilização convocando a sociedade a arrecadar fundos para ajudar a população de Lajedinho. Vão ser veiculados anúncios, banners, vídeos e spots que estimulam e orientam as doações. A conta, chamada SOS Lajedinho, foi aberta no Banco do Brasil, agência 0595-9 e conta corrente, 40.000-9 ou na conta da prefeitura em nome de PMLSOSLAJEDINHO, no banco daCaixa Econômica Federal agência, 0949-9Conta corrente, 2013-2, Operação- 006.

Nenhum comentário: