"A nós desceu a divina luz", brincou Walter Noronha, 81 anos, que faz parte da irmandade da igreja de Santo Antônio do Carmo há 13 anos. Noronha estava acompanhado da esposa Angela Maria, 60, aguardando a inauguração da 2ª etapa da Iluminação Cênica de monumentos do Centro histórico de Salvador, da qual faz parte a igreja de Ordem do Carmo, igreja de Nossa Senhora do Boqueirão, igreja Santo Antônio Além do Carmo e Oratório da Cruz Pascoal.
A inauguração da Iluminação Cênica foi feita ontem às 19h pelo governador do Estado, Jaques Wagner, e pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. O governador falou da importância da restauração do patrimônio histórico da cidade. "O projeto monumento valoriza nossa cultura, nossa história, pois por aqui passa a história da Bahia", disse Jaques Wagner.
Para Krieger, o objetivo da iluminação das igrejas vai além do acender das luzes. "Temos que fazer a cidade conhecer a riqueza que tem, aqui tem um imenso patrimônio e a iluminação dá o destaque a essas igrejas, aos poucos mostraremos o esplendor que as igrejas e a cidade do salvador tem", afirmou o Arcebispo.
Curiosos e fiés foram conferir de perto a novidade e logo avaliaram "Dá uma visibilidade que antes não tinha no local", analisou a vendedora Sirlei Garcia, 49, moradora vizinha da igreja do Boqueirão. Já a chefe de articulação, Alice Castro, 56, contou que a iluminação vai trazer mais qualidade para os moradores, "A visitação de turístas, mais policiamento, tenho esperança e fé que seja uma verdeira iluminada para o local", disse.
Pessoas de outros bairros também foram contemplar a ação e admirar a novidade, como foi o caso de Cândida Reis, 65, "Meu desejo é que a área fique cada vez mais familiar, condizente com o bairro", afirmou Cândida.
O investimento para a 2ª etapa de Iluminação Cênica foi de mais de 1 milhão de reais. O total do projeto de Iluminação Cenotécnica atingirá 22 monumentos do Centro Histórico de Salvador e custará 8 milhões de rais. A 1ª etapa do projeto foi entregue pelo governador em dezembro do ano passado (2012) e envolveu o Terreiro de Jesus, no Largo da Cruz de São Francisco, Catedral Basílica, igreja São Domingos, de São Pedro dos Clérigos e de São Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário